domingo, 12 de maio de 2013

Reduzir gordura, quem não quer??

Olaaa Meu Povo!

Hoje eu vou falar de um tema que todo mundo quer saber, como perder gordura!

Perder peso é uma das solicitações mais frequentes hoje em dia, tanto para o profissional nutricionista como para o educador físico. Mas é importante que fique bem claro que perder peso é diferente de perder gordura. O que vemos são pessoas cada vez mais apressadas e acabam exagerando nos treinos e abusando de dietas restritivas, como resultado tem-se a redução de peso, mas devido a grande perda de massa magra e líquido, e não necessariamente gordura.

Vejamos algumas dicas que podem auxiliar na redução de gordura corporal:

- Evitar dietas muito restritas: você pode acabar perdendo mais massa magra e não gordura, e mais se manter dietas hipocalóricas por muito tempo você pode alter seu metabolismo e a perda se torna ainda mais difícil!

- Cuidado com beliscos: ficar beliscando doces, biscoitos, pães durante o dia pode parecer pouca coisa, mas pode atrapalhar muito. 
Vamos estabelecer regras: 
  • Posso ter um dia para comer algo que gosto? Lógico! Pode ser no fim de semana, e ai se tiver um tempinho aproveite pra fazer alguma atividade também (uma corrida ou caminhada no sábado de manha ou domingo no fim da tarde).
  • Mas no próximo fim de semana tenho uma festa, como faço? Tente segurar o máximo possível no fim de semana anterior. O equilíbrio é fundamental!
- Fracionamento: comer de 3 em 3 horas é muito importante! Seu organismo precisa trabalhar, quanto mais ativo mais gasto!

- Maior quantidade de proteínas nas refeições: é importante destacar que a proteína não é prioridade, deve-se aumentar a quantidade sim, mas não consumir apenas alimentos proteicos. Tente acrescentar uma fonte de proteína em cada refeição:
  • Café da manha: acrescente ovos ou atum.
  • Lanches: experimente os grãos de soja torrada, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), barras proteicas (escolha as de tamanho menor).
  • Almoço: preferir a carne branca (frango ou peixe), e evitar fritura!
  • Jantar: pode abusar de uma boa salada com um grelhado, ou então uma omelete de frango ou atum, ou ainda pra quem gosta um bom Sashimi!
- Selecionar carboidratos: a seleção dos tipos de carboidratos é essencial para um bom resultado, eles não devem ser eliminados, mas sim consumidos da maneira correta. Os carboidratos integrais auxiliam no controle da glicemia e assim evitam picos de insulina (hormônio que promove lipogênese – formação de gordura).
  • Prefira os alimentos integrais: raízes (aipim, inhame, batata doce), banana da terra, milho, pão integral, arroz integral, frutas e verduras.
  • Evite os alimentos refinados: pães, biscoitos, doces, massas.
  • Selecionar as frutas também é fundamental, algumas tem elevada concentração de frutose, que em excesso também pode atrapalhar a perda de gordura.
- Esperar 30 min para se alimentar após atividade aeróbica: neste período ocorre maior preferencia do organismo pela gordura como fonte de energia.

- Beber bastante água: este é um ponto fundamental, a água é necessária para todas as reações do nosso corpo, inclusive a queima de gordura.

Outra boa dica é utilizar dos alimentos funcionais com poder termogênico, como gengibre e o chá verde. Veja algumas dicas com eles:


Gente é bom lembrar que os termogênicos não devem ser utilizados sem a atividade física ok?

Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário